Se você tem dúvidas, a gente resolve.
Perguntas frequentes.
Reunimos aqui as principais dúvidas sobre o sistema ifPonto e o aplicativo ifPonto Cell.
Essas questões foram selecionadas com base na recorrência de chamadas em nosso suporte técnico e tem como objetivo ajudar a entender e resolver dúvidas de modo rápido, sem necessidade de suporte técnico.

O ifPonto integra com os principais fabricantes de Relógio de Ponto Eletrônico?
O sistema ifPonto já está integrado com muitos modelos de relógios de ponto eletrônico, dos principais fabricantes do mercado, como Henry, Dimep, Topdata, Control ID, Ahgora, Telemática entre outros. Para que possamos integrar um novo equipamento, é necessário que o fabricante forneça o protocolo de acesso ao hardware.
O ifPonto está em conformidade com a Portaria 671 do MTP?
Sim. Na verdade, o software ifPonto foi desenvolvido desde o início para atender todas as tecnologias de cada época, como a integração com relógios de ponto eletrônico na Portaria 1.510, depois com a flexibilização da marcação de ponto com celular, na Portaria 373 e, finalmente, com todos meios tecnológicos que atendam a Portaria 671, a qual substituiu as duas portarias anteriores. Para saber tudo sobre a Portaria 671, clique aqui.
O contrato prevê multa por rescisão?
Não. Esta prática nunca fez parte da nossa política de relacionamento com nossos clientes. Você tem liberdade de suspender ou cancelar o software sem qualquer tipo de ônus, a qualquer momento.
Posso cadastrar mais de um CNPJ no mesmo sistema?
Sim. O sistema pode ser usado para vários CNPJs, sem custo adicional.
Há necessidade de algum tipo de chave de acesso para o uso do software ifPonto, como Hard-Lock ou Soft-Lock?
Não. Essas práticas nunca fizeram parte de nossa política de comercialização. Para usar o sistema você precisa apenas de login e senha. O aprisionamento tecnológico é nocivo tanto para os consumidores em geral como para as relações comerciais entre as empresas. Para saber mais sobre Aprisionamento Tecnológico e como minimizar essa prática mercadológica, recomendamos a leitura deste artigo.
As atualizações do sistema ifPonto são cobradas?
Não. Nenhuma atualização será cobrada, bem como novos recursos. Apenas customizações serão avaliadas e podem ser cobradas de acordo com o tempo e complexidade da demanda.
Esqueci a senha de 4 dígitos e agora o aplicativo está bloqueado.
Por que isso aconteceu?
O travamento do aplicativo é um protocolo de segurança exigido por conta de utilizar de informações sensíveis.
Como resolver?
Para criar uma nova senha de quatro dígitos você precisará entrar em contato com o departamento de RH de sua empresa, pois apenas o gestor do sistema poderá gerar uma nova senha.
A opção para Registrar o Ponto não aparece ou sumiu do aplicativo.
Por que isso aconteceu?
Isso acontece porque o aplicativo é configurado pelo gestor do ponto, ou seja, apenas o gestor do ponto poderá habilitar ou desabilitar as opções do aplicativo. O mesmo ocorre com as demais opções como, Espelho de Ponto, Status da marcação etc.
Como resolver?
Você deve entrar em contato com o departamento de RH ou o responsável pela gestão do ponto em sua empresa e comunicar que a opção para registro do ponto não está habilitada.
Fiz o download, mas não tenho ou não lembro as informações de acesso.
Por que isso aconteceu?
Isso ocorre por dois motivos: 1. Você não está autorizado a realizar o registro do ponto por esse modo de coleta ou; 2. O responsável pela gestão do ponto ou o departamento de RH de sua empresa não atualizou seus dados de acesso para este modo de coleta.
Como resolver?
Você deve entrar em contato com o departamento de RH ou o responsável pela gestão do ponto em sua empresa para certificar-se de que está autorizado para registrar o ponto através do aplicativo e obter os dados de acesso atualizados.
Sou obrigado(a) a responder a pesquisa de humor todas as vezes que registro o ponto?
Por que isso aconteceu?
A pesquisa de humor é uma opção disponível para o gestor de RH de sua empresa e cabe ao gestor a decisão por habilitar ou não essa opção no aplicativo.
Como resolver?
Caso se sinta desconfortável em responder a pesquisa de humor você deve comunicar diretamente ao seu supervisor, gestor ou departamento de RH de sua empresa para que decidam sobre o assunto.
Eu registro o ponto em um horário mas o aplicativo registra outro diferente.
Por que isso aconteceu?
O aplicativo registra o ponto com base no horário oficial, obtido a partir do GPS do aparelho. Se o horário do aparelho for ajustado de modo personalizado, haverá divergência no instante do registro.
Como resolver?
O seu aparelho deve estar configurado devidamente com o horário automático do GPS, considerando que é altamente recomendado que o registro seja feito online, ainda que o aplicativo registre em modo offline. Desta forma você não terá problemas em justificar as divergência dos registros.
A captura da foto e/ou geolocalização fere direito à privacidade do colaborador?
Por que isso acontece?
Conforme as regras da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, apenas o vazamento ou exposição de dados e informações sensíveis de uma pessoa poderá configurar invasão à privacidade. De modo geral, a maioria dos aplicativos precisam coletar dados básicos para que funcionem plenamente. Quando um profissional assina um contrato de trabalho, está ciente que a empresa usará meios e tecnologias para realizar a gestão de sua jornada de laboral, de acordo com a Portaria 671. Assim, a coleta, tratamento e armazenamento de fotos, geolocalização e dados similares não pode ser considerado invasão de privacidade. Para mais detalhes, leia também a nossa Política de Privacidade e Política de Segurança.
Como resolver?
Caso se sinta desconfortável com o modo de coleta do ponto com foto e/ou geolocalização você deve comunicar ao seu gestor ou departamento de RH de sua empresa para que disponibilizem de outro modo para a coleta do seu ponto.
Como funciona o processo de armazenamento de fotos que tiro no registro do ponto?
Por que isso acontece?
As fotos coletadas durante os registros de ponto ficam armazenadas em servidores por tempo indeterminado. A empresa tem total controle sobre esse conteúdo de dados e pode configurar para que sejam excluídas a qualquer momento, sem precisar recorrer ao suporte técnico da iFractal.
Quando o registro do ponto é realizado em modo offline pelo celular (Android), a foto fica armazenada no próprio aparelho, em arquivo restrito ao acesso, até que ocorra a sincronização dos dados. Após a sincronização, as fotos são excluídas do aparelho automaticamente.
Como resolver?
Caso se sinta desconfortável com o modo como é tratada as informações de coleta de suas fotos pelo aplicativo você deve comunicar ao seu gestor ou departamento de RH de sua empresa para que entendam seus motivos e decidam sobre este assunto.
Não consigo usar mesmo celular para registrar o ponto de outros colaboradores.
Por que isso acontece?
O ifPonto Cell é um aplicativo desenvolvido e destinado para uso exclusivo e individual.
Como resolver?
Para que outro colaborador use o mesmo aparelho é necessário excluir a conta do usuário cadastrado e iniciar novamente o processo de cadastramento. Contudo, é possível usar um aparelho de celular com o aplicativo ifPonto Tab, o qual é desenvolvido e destinado para realizar o registro coletivo de ponto e também conta com recurso de biometria facial.
O aplicativo estava funcionando e agora parou de funcionar ou trava o tempo todo.
Por que isso acontece?
O ifPonto Cell é desenvolvido com tecnologias que priorizam a segurança da informação, já que trata dados sensíveis. Por conta disso, precisa estar constantemente atualizado com os sistema operacionais dos inúmeros tipos, modelos e versões de aparelhos que usam Android. Por conta disso, em muitas ocasiões, travamentos ou falhas de funcionamento do aplicativo podem ocorrer pela falta de atualização do sistema operacional do aparelho e manutenção geral, como falta de espaço para armazenamento, memória etc.
Como resolver?
É altamente recomendado que o usuário procure manter o sistema operacional do aparelho atualizado, bem como atualizar para as versões mais recentes do aplicativo ifPonto Cell.
Suporte com gente de verdade.
Além do suporte direto dentro do sistema, com tutoriais e um canal de chat direto com nossa equipe para a abertura e acompanhando de chamados, você ainda pode falar com a gente por Telefone, WhatsApp ou E-mail.

Suporte via Telefone
Dúvidas e ocorrências, ligue para:
(11) 5070.1799

Suporte via WhatsApp
Relatar um problema, chame pelo:
(11) 97677.6721

Suporte via E-mail
Abrir um chamado, envie para:
suporte@ifractal.com.br
Não fique sem respostas.
Caso não tenha encontrado a resposta para a sua dúvida, fique tranquilo, a nossa equipe de suporte e desenvolvimento está de prontidão para ajudá-lo. Use o formulário abaixo para enviar a sua dúvida.
Os dados informados acima serão utilizados apenas para contato inicial e estão protegidos conforme as especificações da Lei Geral de Proteção de Dados (n° 13.709/2018). A iFractal não realiza a venda de dados pessoais a terceiros.
O software ifPonto® é um módulo integrante da plataforma STOU®. Para obter mais informações sobre todos os módulos da plataforma STOU®, como controle de acesso – ifAcesso, envio de boletos e documentos digitais ifClick e pesquisa de clima organizacional – ifSinc, entre em contato com nossa equipe comercial pelo e-mail: comercial@ifractal.com.br
Rua Fiação da Saúde, 145 Saúde, São Paulo, SP CEP 04144-020 Tel.: (11) 5070.1799